Patrícia Morellato

Leonor Patrícia Cerdeira Morellato possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado (1987) e doutorado (1991) em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Livre-docente em Taxonomia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro, onde é Professora titular de Botânica desde 2005.

 

Para a Professora Patrícia, “trabalhar com as mudanças do clima e combatê-la é uma questão que não é só do governo e de governança, começa por ali, mas também da atitude de cada um nós. Há muitas soluções para combater as mudanças do clima, soluções que passam por uma produção sustentável de alimentos, por uma redução das emissões dos gases de efeito estufa, por uma forma de interação com o nosso ambiente e por uma economia circular e mais sustentável”.

 

Professora Patrícia tem experiência na área de Ecologia e Botânica, atuando principalmente com fenologia de vegetações tropicas e mudanças climáticas, evolução de padrões temporais, de diversidade e reprodutivos em plantas, polinização e dispersão de sementes, efeitos antrópicos e do fogo, e conservação da biodiversidade. 

 

Estabeleceu a primeira rede de fenologia tropical no Brasil usando câmeras digitais (e-phenology network). Atualmente é editora associada da revista Global Ecology and Biogeography.

Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 1993, na área de Ciências Naturais, pela organização no livro: História Natural da Serra do Japi. (Editora da Unicamp). Participou do quarto IPCC 2007 (contributing author – Working Group II) ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

 

Foi professora visitante em várias instituições de pesquisa e universidades internacionais e já orientou mais de 50 teses e dissertações. Possui projetos de colaboração internacional em andamento com pesquisadores da Europa, Américas, Ásia e Austrália.

Na FAPESP, além de membro do Comitê do Programa Mudanças Climáticas, é pesquisadora responsável pelos projetos Acoplando fenocâmeras e satélites para monitorar mudanças em ambientes sazonalmente secos no Hemisfério Sul e Fenologia de florestas secas decíduas: uma comparação em múltiplas escalas utilizando fenocâmeras e drones.

 

Conheça, neste breve vídeo, um pouco mais sobre a Professora Patrícia e suas contribuições para o Programa Mudanças Climáticas FAPESP!

 

Neste link você confere toda a produção da Professora Patrícia.

Post a Comment