PÓS-COP26

Após as discussões mundiais sobre como reduzir as emissões de gases de efeito para o enfrentamento das mudanças climáticas globais, chegou a vez de debater os desafios e o que o Brasil precisa fazer para dar a sua contribuição

Por: Cristiane Bergamini

Foi com muita expectativa e grandes incertezas ainda devido a pandemia da COVID-19, que o mundo esperou pela realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow (Escócia) este ano.

Realizado de 31 de outubro a 12 de novembro, o evento, que reuniu cerca de 30 mil pessoas de diversos países, teve como grande ponto de debate as regras de implementação do mercado de carbono.

Importantes resoluções foram tomadas, como a esperada regulamentação de mecanismos de mercado de carbono, desmatamento zero e redução de 30% nas emissões de metano, entre outras medidas. O objetivo é atingir a meta estabelecida no Acordo de Paris de manter a temperatura do planeta abaixo dos 2 graus Celsius ao longo deste século.

E depois da COP26, qual a nossa tarefa? O que o Brasil precisa fazer para dar a sua contribuição na mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais, já que está entre os 10 países que mais emitem CO2?

Por que o Brasil está na contramão da conservação ambiental e que ações efetivas precisa para mudar essa realidade?

Com essa perspectiva, o Programa FAPESP em Mudanças Climáticas Globais realiza no dia 16 de novembro de 2021 (terça-feira) o webinário “Caminhos para o Brasil pós-COP26”.

O evento  reunirá pesquisadores, especialistas e membro do governo estadual para analisar as principais recomendações da COP26 e apontar os caminhos que o Brasil precisará seguir para atender seus compromissos climáticos.

Participam o nosso coordenador, Professor Paulo Artaxo e Professora Ana Toni, do Instituto Clima e Sociedade, que estiveram presentes na COP26, em Glasgow, e o Professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Eduardo Trani, Subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo.

A transmissão será pelo canal da Agência FAPESP, no YouTube. CLIQUE AQUI!

As inscrições podem ser realizadas pelo site da FAPESP (clique aqui) e perguntas e comentários enviadas, durante o evento, para o e-mail mcg-webinario@fapesp.br.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA
Marco Antonio Zago, Presidente da FAPESP
Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP

CONVIDADOS

  • Ana Toni, Instituto Clima e Sociedade (iCS)
  • Jacques Marcovitch, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP)
  • Eduardo Trani, Subsecretário do Meio Ambiente, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

MODERADOR
Paulo Artaxo, Membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais

INFORMAÇÕES GERAIS:

Data: 16 de novembro de 2021 (terça-feira)

Horário: das 14h às 16h

Local: Canal da Agência FAPESP, no YouTube. CLIQUE AQUI!

Participe do webinário enviando sua pergunta para mcg-webinario@fapesp.br

                                    ____________________________________

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são:

 

Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

Post a Comment