Uso do Solo

Programa Mudanças Climáticas FAPESP lança chamada para projetos de pesquisas que abordem soluções para a redução do desmatamento e da degradação florestal

Texto: Cristiane Bergamini

O Programa Mudanças Climáticas FAPESP promove o lançamento da chamada para projetos de pesquisas que abordem soluções para a redução do desmatamento e da degradação florestal, e apoio ao desenvolvimento de estratégias ao longo da cadeia de produção de alimentos no campo, reduzindo as emissões e fomentando a remoção de CO2 no setor de mudanças de uso de solo. Espera-se que tais soluções tragam aumento na produtividade agropecuária e contribuam para a segurança alimentar e nutricional no país e no mundo, em face das mudanças climáticas globais.

“Já estamos em mais uma COP, a COP27, e como sabemos, o Brasil assinou compromissos importantes de redução de emissões de gases de efeito estufa tanto no Acordo de Paris quanto na COP26, em Glasgow, como zerar o desmatamento ilegal da Amazônia até 2028; reduzir as emissões de metano em 30% até 2030;  restaurar 12 milhões de hectares; recuperar 15 milhões de hectares de pastagens até 2030 e implantar sistemas de integração floresta-lavoura-pecuária, entre outras ações. O Brasil tem importantes oportunidades na redução de emissões, com co-benefícios ambientais, climáticos, econômicos e sociais”. (Paulo Artaxo – Programa Mudanças Climáticas FAPESP).

Assim, “lançar uma chamada para projetos de pesquisas em uso do solo visa avançar na ciência para que o Brasil atinja seus compromissos internacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa e contribua para a neutralidade em carbono nos setores de mudança do uso da terra e agropecuária, em combinação com soluções de adaptação às mudanças climáticas e aumento de resiliência da produção de alimentos no país. Vale lembrar que essa chamada está alinhada em com as as diretrizes do nosso Plano Científico Mudanças Climáticas FAPESP 2020-2030 , esclarece Professora Patrícia Morellato – Programa Mudanças Climáticas FAPESP.

A Chamada

O edital apoia propostas para auxiliar o país a atingir os compromissos internacionais relacionados à redução das emissões de gases de efeito estufa e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), atuando na proposição de instrumentos que promovam a economia de baixa emissão de carbono e de produção socio ambientalmente sustentável em setores estratégicos para o país.

O objetivo da chamada é fomentar pesquisas que abordem soluções para a redução do desmatamento e da degradação florestal em todos os nossos biomas, e com isso reduzir emissões e fomentar a remoção de CO2 no setor de mudanças de uso de solo. Também visa apoiar o desenvolvimento de estratégias ao longo de toda a cadeia de produção de alimentos no campo, aumentando a produtividade agropecuária e contribuindo para a segurança alimentar e nutricional no país e no mundo, em face das mudanças climáticas globais.

O aporte financeiro da FAPESP aos projetos selecionados é de até R$ 10 milhões.

A data limite para recebimento de propostas é 03 de março de 2023 e a  publicação dos resultados acontece em julho/23.

Informações e instruções para submissão das propostas em CHAMADA USO DO SOLO.

EVENTO DE LANÇAMENTO

O evento de lançamento da chamada acontece no dia 10 de novembro (quinta-feira), das 10h às 12h, pelo Zoom. Para participar é necessário se inscrever aqui!

Programação

10h00

Abertura
Luiz Eugênio Mello, Diretor Científico da FAPESP

 

Moderadora
Maria de Fátima Andrade
Membro do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)

10h05Patrícia Morellato
Membro do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG)
10h20Luiz Aragão
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
10h35Eduardo Assad
Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pesquisador Visitante do CEPAGRI/Unicamp
10h50

Apresentação da Chamada
Michelle Florian
Gerência de Processos Científicos da FAPESP

11h00

Esclarecimento de Dúvidas

12h00

Encerramento

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são:

 

Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

Post a Comment