Lançamento Mundial do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC: contribuição do Grupo de Trabalho II

AR6 Mudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade

Cristiane Bergamini

No dia 28 de fevereiro (segunda-feira) acontece, de forma virtual, o lançamento mundial do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC com a contribuição do Grupo de Trabalho II, que avalia a vulnerabilidade dos sistemas socioeconômicos e naturais às mudanças climáticas, suas consequências e formas de adaptação: AR6 Mudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade”.

De 14 a 25 de fevereiro o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) analisará a contribuição do Grupo de Trabalho II em sessão virtual. Essa análise é realizada por representantes do governo com os autores do relatório. Após a aprovação acontece então, no dia 28, o lançamento mundial da contribuição desse Grupo de Trabalho.

Está programada uma coletiva de imprensa virtual, que será transmitida ao vivo, para apresentação do Resumo para Formuladores de Políticas. O presidente do IPCC, os copresidentes do Grupo de Trabalho II e os autores dos relatórios estarão disponíveis para entrevistas após a coletiva de imprensa. Para participar com perguntas na coletiva ou ter acesso a materiais exclusivos, no entanto, é necessário realizar inscrição até 18 de fevereiro, através de formulário próprio do IPCC (clique aqui) , onde consta a lista dos autores. Porém, apenas para acompanhar não é necessário inscrição.

Um dos autores brasileiros é o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e membro da nossa coordenação, Jean Ometto, que trabalhou no capítulo 12: América do Sul e Central e  autor do capitulo especial sobre Florestas Tropicais. Entre as suas especialidades estão segurança alimentar, serviços ecossistêmicos e floresta tropical.

Mais informações sobre os Grupos de Trabalho aqui

Registro de Mídia: clique aqui 

Para contato e informações – Jean Ometto: mudancasclimaticasfapesp@gmail.com ou Cristiane Bergamini – Jornalista do Programa Mudanças Climáticas FAPESP (19-97121-0105).

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são:

 

Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

Post a Comment