

A
“ academia brasileira de ciências tem um relatório muito bom, é sobre a questão da exploração é do petróleo na margem Equatorial e mostra a que nós temos que pensar de forma integrada como avançar. A questão não é só ter o petróleo. A questão é, a partir do momento que tem petróleo, é pensar se vale ou não a pena os riscos associados a essa exploração, desde que isso não cause problemas para o fornecimento de energia do país conseguir avançar na sua a transição energética”.
“O maior ponto que devemos levar em consideração é que já é muito bem estabelecido a necessidade de redução de uso de combustíveis fósseis no mundo para o tratamento da crise climática e para isso nós temos que investir esses recursos para o avanço tecnológico nas alternativas energéticas para além do uso a dos combustíveis fósseis”. (Luiz Aragão)
Confira a entrevista concedida pelo Coordenador do Programa Mudanças Climáticas, Professor Luiz Aragão, ao Mercado Aberto UOL Play – Amanda Klein .
Vídeo na íntegra abaixo ou no canal do Mercado Aberto UOL Play “Petróleo no Amazonas: debate não pode ser como futebol, diz pesquisador”