Projeto Fapesp pesquisa a origem da Amazônia

Acontece, no Acre, a primeira perfuração do Projeto que investiga a origem da Amazônia

Após dez anos de planejamento, enfim, oProjeto de Perfuração Transamazônica: origem e evolução das florestas, clima e hidrologia dos trópicos da América do Sul” associado ao Programa Mudanças Climáticas Fapesp, que investiga a origem da Amazônia, iniciou a sua primeira perfuração do subsolo no município de Rodrigues Alves, no Acre.

O objetivo é alcançar 2000 metros de profundidade em rochas e sedimentos para coletar testemunhos da era Cenozoica, de 65 milhões de anos atrás, período que marca a extinção dos Dinossauros. O projeto envolve ainda uma segunda perfuração a 1200 metros de profundidade na bacia do Marajó, no Pará, que deve ocorrer nos próximos meses. 

De acordo com matéria publicada no site da USP/Geociências, os trabalhos de campo ocorrem em uma praça de sondagem montada em um terreno particular que recebeu uma estrutura com cerca de dez caminhões com toneladas de equipamentos e o envolvimento de, ao menos, 25 profissionais no local, em um trabalho que acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O material colhido começará a ser estudado neste projeto, mas necessitará de diversos outros projetos de pesquisa e, provavelmente, demandará décadas para a realização de estudos detalhados.

Essa será a primeira vez que os estratos sedimentares do Cenozoico da Amazônia serão perfurados e amostrados de forma contínua por meio de testemunhos para propósitos científicos.

No nosso site, você encontra mais detalhes sobre o projeto TAP e uma entrevista exclusiva com o coordenador do projeto no Brasil, Professor André Sawakuchi, e pesquisadores envolvidos https://mudancasclimaticas.fapesp.br/2022/10/03/como-se-formou-a-amazonia/

A matéria completa publicada no site da USP, você confere em

https://geohereditas.igc.usp.br/home/sobre/noticias/tadp-inicia-primeira-perfuracao-na-amazonia/

Post a Comment