Maria de Fátima Andrade

Maria de Fátima Andrade é Professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2021. Possui Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado no California Institute of Technology (CALTECH) em 1994.

Sua atuação está focada na área de Geociências, com ênfase em Poluição Atmosférica, principalmente nos temas: química atmosférica, modelos fotoquímicos, aerossóis atmosféricos, modelos de qualidade do ar e modelos receptores.

Recentemente participou de um estudo internacional realizado em dez cidades, incluindo São Paulo, que mostra que num período relativamente curto em locais de alta concentração de poluição é o suficiente para expor motoristas e passageiros de carros a doses significativas de partículas inaláveis capazes de chegar aos alvéolos pulmonares e causar ainda mais danos ao organismo. A importância desse estudo, publicado na revista Environment International, auxilia em adoção e desenvolvimento de medidas eficazes de mitigação da poluição do ar e orientações de melhores práticas voltadas ao transporte público e para a mobilidade urbana.

Post a Comment