Programa FAPESP de Mudanças Climáticas realiza segundo Webinário para discussão do seu Plano Estratégico

Mudanças de Uso do Solo e Agropecuária é o próximo tema da agenda científica

Na próxima terça-feira, 15 de setembro, às 14h, acontece o segundo Webinário da série Plano Estratégico Mudanças Climáticas 2020-2030.

 

O tema MUDANÇAS DE USO DO SOLO E AGROPECUÁRIA traz especialistas para discussões sobre a relação e dependência entre a agricultura as questões ambientais, em especial no que se refere às características climáticas das diversas regiões produtivas do País.

 

“Trata-se de uma importante discussão para implementação da agenda científica de Mudanças Climáticas para os próximos 10 anos. Esperamos, com esse debate, trazer contribuições e preencher lacunas que possam existir no nosso plano com enfoque, nesse caso, para as ações prioritárias relacionadas ao setor agropecuário e mudanças no uso do solo, de forma a engajar pesquisas interdisciplinares e a busca integrada no equilíbrio entre produção agropecuária e conservação ambiental”, destaca o Professor e Membro da Coordenação do Programa de Mudança Climáticas, Jean Ometto, moderador do Webinário.

 

O evento tem a participação, na abertura, do Diretor Científico da FAPESP, Professor Luiz Eugênio Mello e do Coordenador do Programa de Mudanças Climáticas, Professor Paulo Artaxo. Entre os convidados para o debate estão os Professores e Especialistas Mariangela Hungria da Cunha – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja); Maria Carmem Lemos – School for Environment and Sustainability – University of Michigan; Silvio Crestana – Embrapa Instrumentação (CNPDIA); Luiz Antonio Martinelli – Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) e Raoni Rajão – Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG).

O evento é aberto ao público e todos podem participar enviando comentários e perguntas para mcg-webinario@fapesp.br.

A transmissão será pelo canal da Agência FAPESP, no YouTube, Clique aqui

Confira as datas, temas e convidados em cada um dos webinários clicando aqui

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são: Política Energética e Socioeconomia (assista este webinário que aconteceu no dia 1 de setembro), Modelagem Climática e Ambiental, Biodiversidade e Ecossistemas, Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uJ4BH5pHelI&feature=youtu.be), Urbanização e Mudanças Climáticas, Saúde e Mudanças Climáticas, Dimensões Sociais e Econômicas.

Post a Comment