Emergência Climática e a Universidade

Essas sugestões têm o objetivo de inspirar e mobilizar a comunidade universitária para uma ação conjunta e eficaz

Neste artigo, pulicado na plataforma Nexo Políticas Públicas, o Professor Gilberto De Martino Jannuzzi, descreve algumas ações que as universidades podem realizar, nos próximos cinco anos, para enfrentar a emergência climática.

“É claro que uma universidade deve ter o seu plano para enfrentar a emergência climática. Deve, com isso, aproveitar o seu espaço de influência na sociedade para se colocar como referência e implantar inovações transformadoras. Deve ser exemplar demostrando resultados de suas ações que combatam as causas conhecidas das mudanças climáticas, e participando ativamente da geração de conhecimento sobre o assunto.” Gilberto Jannuzzi

O Professor elenca as ações se baseando em três eixos principais de atuação de uma universidade pública brasileira, como a Unicamp, por exemplo: docência, pesquisa e extensão universitária.

Entre algumas dessas ações estão o fortalecimento às pesquisas, estímulo à inovação e formação de capital humano, entre outros.

No artigo o Professor detalha cada uma das ações e responde perguntas como:

        1. Afinal, o que é transição energética?
        2. Quais são os eixos da transição energética?
        3. Como e por que a universidade pode e deve tratar do tema na administração do seu próprio campus?
        4. Quais elementos uma proposta de transição energética deve conter para ser executada pela universidade – considerando da pesquisa à extensão universitária?

Confira o artigo completo na página do Nexo

Programa Mudanças Climáticas Fapesp

Post a Comment