

A Fapesp teve sua proposta aprovada para ser apresentada no pavilhão Zona Azul da COP 30, no dia 15 de novembro, em Belém/PA.
Com o tema “Descarbonização até 2050: Desafios e Oportunidades para a Cooperação Sul-Sul”, a mesa redonda contará com a participação de cientistas da África do Sul, Indonésia, China e Índia. A apresentação será realizada por Gilberto Jannuzzi, Professor da Unicamp, Assessor da Diretoria Científica para o Programa de Transição Energética da FAPESP e ex-membro do Programa Mudanças Climáticas.
A moderação será realizada pela Coordenadora do Conselho Científico da COP30 e integrante do Conselho Superior da FAPESP, Thelma Krug.
Foram submetidas 1.270 propostas, das quais apenas 140 aprovadas, sendo 70 para a Zona Azul e 70 para a Zona Verde.
A Zona Azul é onde acontecem as negociações oficiais da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais e somente as delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada são autorizados. A COP 30 acontece entre os dias 10 e 21 de novembro.
Leia mais no site da Agência Fapesp https://agencia.fapesp.br/fapesp-e-selecionada-para-integrar-a-zona-azul-dos-pavilhoes-brasil-na-cop30/55993