COP29: O que importa? Redução de emissões, adaptação climática ou recursos financeiros?

Por: Paulo Artaxo

Na área climática, as emissões de gases de efeito estufa continuam a aumentar apesar das 29 COPs

Direto da COP 29, em Azerbaijão, o Professor Paulo Artaxo, membro do nosso Comitê, descreve no artigo “COP29: O que importa? Redução de emissões, adaptação climática ou recursos financeiros?”, publicado pela Academia Brasileira de Ciência, algumas questões abordadas nos últimos dias, na Conferência, como a redução de emissões, adaptação climática e recursos financeiros.

“A solicitação principal na COP-29 é um fundo da ordem de 100 bilhões de dólares por ano. Estes recursos correspondem a uma fração da receita da indústria do petróleo, estimada em mais de 2 trilhões de dólares. Os custos da adaptação e mitigação de emissões dos países em desenvolvimento já sobem a mais de 1 trilhão de dólares por ano. Com os eventos climáticos extremos aumentando rapidamente, a conta dos impactos vai subir significativamente. Os gastos com as atuais guerras também são imensos, bem como o nível insustentável de consumo dos países desenvolvidos.”

 

“Não podemos esperar um consenso entre 196 países com os complexos problemas geopolíticos e com a radicalização que estamos vendo em todo o mundo. É fundamental evitarmos um colapso do sistema climático global. Este colapso pode estar mais perto do que a Ciência projeta.”

Leia o artigo completo no site da ABC!

 

Programa Mudanças Climáticas Fapesp

Post a Comment