“Construindo um futuro sustentável para todos” é o tema de 2022
Texto: Cristiane Bergamini
Instituído pela organização das Nações Unidas, 22 de maio é o dia de chamar atenção mundial para a importância da proteção da nossa biodiversidade que está diretamente ligada a diversas ações humanas, como mudança do uso do solo e agropecuária, desmatamento com a perda de vegetação nativa, desertificação, o uso da energia, urbanização e outras ações antropogênicas.
A perda da biodiversidade afeta diretamente a nossa qualidade de vida, o suprimento de alimentos, aumenta o risco de doenças com o aparecimento de novas doenças e pandemias, além de favorecer o surgimento de desastres naturais.
Tendo com o tema este ano “Construindo um futuro sustentável para todos” lembramos que o nosso maior bioma, a Amazônia, precisa de ações emergenciais na contenção do desmatamento para a segurança da nossa biodiversidade e contenção das alterações climáticas.
O Programa Mudanças Climáticas FAPESP apresenta, em seu Plano Estratégico, algumas ações prioritárias para os próximos 10 anos para a preservação dos nossos biomas, como:
Conheça, em detalhes, cada uma dessas ações. Clique aqui!
O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.
A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.
Os temas que compõem o Plano são:
Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).