A chamada “Centros Urbanos 2025”, lançada no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais – PFPMCG, selecionará projetos que tragam resultados significativos em diferentes temas que, pelas complexidades envolvidas, demandam abordagens interdisciplinares.
De acordo com a Professora Maria e Fátima Andrade, membro do Comitê do Programa Mudanças Climáticas, esse é um tema que vem ganhando cada vez mais importância nas discussões sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas globais.
“Nas cidades a gente sempre se preocupou com a questão da qualidade do ar, mas temos um outro fator superimportante que, além da emissão dos poluentes, temos a emissão dos gases de efeito, que vem das mesmas fontes. Globalmente, as cidades respondem pela maior parte das emissões de gases. E por outro lado, a população global está toda morando em cidades. Na América do sul, mais de 80% da população é urbana. Então essa população que vai sentir de forma mais imediata e mais forte os impactos das mudanças climáticas. Esse tema das emissões relacionados com os impactos é tão importante que o próximo relatório do IPCC vai ter um capítulo específico para tratar das questões físicas, das estimativas de impacto e de como fazer as ações e adaptações, porque não vai ser possível só mitigar. Vamos ter que pensar também na questão da adaptação a essa nova configuração de chuvas muito intensas e com temperaturas bem mais elevadas.” (Maria de Fátima Andrade)
O total de recursos destinados para a Chamada é de R$ 20 milhões. Entre os temas de destaque estão:
Estratégias de adaptação climática e gestão urbana
Estratégias de redução de emissões
Justiça climática e inclusão social
No dia 04 de novembro foi realizado um seminário para prestar esclarecimentos sobre a temática, expectativas e questões práticas para submissão de propostas. Assista ao vídeo no link abaixo.
A submissão das propostas vai até 30 de janeiro. Confira a chamada em https://fapesp.br/17813/fapesp-lanca-chamada-para-pesquisas-em-mudancas-climaticas-e-cidades-sustentaveis