O Programa Mudanças Climáticas promove, terça-feira, 04 de novembro, às 14h, o webinário para esclarecimentos das chamada “Centros Urbanos 2025”.
O objetivo do evento é prestar esclarecimentos sobre a temática, expectativas e questões práticas para submissão de propostas.
A chamada, lançada no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais – PFPMCG, selecionará projetos que tragam resultados significativos em diferentes temas que, pelas complexidades envolvidas, demandam abordagens interdisciplinares.
O edital destinará até R$ 20 milhões para financiar projetos que preparem as cidades para as mudanças climáticas por meio de uma combinação de estratégias de mitigação e adaptação, perseguindo o objetivo de construir cidades adaptadas, resilientes, sustentáveis e justas com foco na minimização do impacto ambiental, garantia de processos de governança participativa e preservação de recursos para gerações futuras.
De acordo com a Professora Maria de Fátima Andrade, membro do Comitê do Programa Mudanças Climáticas, “é imprescindível impulsionar uma transformação urbana por meio de abordagens que harmonizem a diminuição das disparidades socioeconômicas, a promoção de uma melhor qualidade de vida, a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos e a capacidade de adaptação aos impactos das mudanças climáticas.”
Sobre o evento:
Data: 04 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: das 14h às 15h
Local: via zoom
Inscrições: site da Fapesp neste link
PROGRAMAÇÃO
Abertura
Apresentação da Chamada
Esclarecimentos sobre submissão das propostas
Sessão de perguntas e respostas
Encerramento
O tema das emissões de gases de efeito estufa e de poluentes nas cidades vem ganhando cada vez mais importância nas discussões sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas globais.
“Esse tema das emissões relacionados com os impactos é tão importante que o próximo relatório do IPCC vai ter um capítulo específico para tratar das questões físicas, das estimativas de impacto e de como fazer as ações e adaptações, porque não vai ser possível só mitigar. Vamos ter que pensar também na questão da adaptação a essa nova configuração de chuvas muito intensas e com temperaturas bem mais elevadas.” (Maria de Fátima Andrade – Programa Mudanças Climáticas Fapesp)
Confia apresentação da Professora Maria de Fátima Andrade e Bruna Arenque, e esclarecimentos do público sobre a chamada “Centros Urbanos 2025”, com submissão de propostas até 31 de janeiro de 2026. Aqui você também tem acesso ao aquivo de apresentação. Clique no link!