

O funcionamento de nossos ecossistemas está sendo fortemente afetado pelas mudanças climáticas não somente aquelas no nível global, mas também as regionais e até mesmo as locais.
Entretanto, ainda há incertezas quanto à detecção e atribuição dos efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas tropicais devido à escassez de dados históricos e monitoramentos de longo prazo.
Para melhorar nossa detecção e atribuição dos efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade e ecossistemas brasileiros, considerando, do seu funcionamento ao serviços ecossistêmicos relacionados, e antever respostas a cenários futuros de aquecimento, prevendo e sugerindo medidas de mitigação e adaptação e procedimentos de remediação, o Mudanças Climáticas FAPESP apoiará pesquisas sobre efeitos às mudanças do clima na biodiversidade em três níveis organizacionais: espécies, ecossistemas e biomas ou ecorregiões.
Essas e outras questões relacionadas à Biodiversidade e Ecossistemas estão descritas no Plano Estratégico do Programa Mudanças Climáticas que tem como meta, neste tema, focar na interação entre clima, biodiversidade e desenvolvimento socioeconômico.
Conheça as prioridades no tema que constam na agenda do Programa Mudanças Climáticas Fapesp até 2030.
Os desafios são os temas:
Conheça o contexto de cada um dos temas e as propostas do Programa Mudanças Climáticas Fapesp.
Acesse o nosso Plano Estratégico.
No nosso canal, no YouTube, você também encontra a lista completa de eventos com discussões sobre cada tema.