
Você sabe qual o efeito das mudanças climáticas na primeira infância?
0 comments
Eventos extremos como a seca, enchentes e calor excessivo, entre outros, afetam as crianças desde o período pré-natal trazendo consequências para o seu crescimento e aprendizado.
Isso é o que mostra o artigo publicado no Nexo Políticas Públicas “Mudanças climáticas e os riscos para o desenvolvimento infantil”, de Jorge Cuartas, professor do Departamento de Psicologia Aplicada da NYU Steinhardt e diretor do laboratório CARE (Catalyzing Action for Resilient Ecologies).
“Estudo da Unicef indica que 99% das crianças em todo o mundo enfrentam pelo menos um risco climático, sendo que quase metade (um bilhão) corre um risco extremamente alto devido à exposição e ao acesso inadequado a serviços básicos, como água potável e saneamento, informa o autor.”
O estudo revela ainda “uma pesquisa realizada em 19 países africanos que constatou que a exposição pré-natal ao calor extremo aumentou os sintomas depressivos na idade adulta, ressaltando os efeitos de longo prazo dos riscos climáticos”.
Além das evidências sobre como as mudanças climáticas afetam as crianças, o texto também traz algumas ações estratégicas de cuidados e prevenção desses impactos na primeira infância.
Leia o artigo completo na página do Nexo Políticas Públicas: