Em entrevista ao Ecoa UOL Notícias, o Professor Paulo Artaxo, membro do Programa Mudanças Climáticas Fapesp e integrante do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), ressalta que a meta estabelecida no Acordo de Paris, em limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC, que seria possivelmente atingido entre 2030 e 2040, será ultrapassado ainda este ano.
Para o professor, é primordial um sistema global de governança e as COPs, hoje, representam o único mecanismo para as negociações e verificações das metas globais.
“As COPs são os mecanismos adequados para que essas metas sejam negociadas e verificadas. No entanto, hoje as COPs não têm efeito prático porque existe apenas um sistema voluntário dos países de colocar quais mecanismos estão fazendo. Não existe um sistema de governança, não há nenhum mecanismo global de verificação de emissões.”
Na matéria, o Professor ressalta a importância de algumas ações que o Brasil precisa urgentemente percorrer como zerar o desmatamento legal e ilegal, diminuir as emissões do setor agropecuário, recuperar as áreas degradadas da Amazônia e intensificação do uso das energias solar e eólica.