Convidado, nos dias 16 e 17 de setembro, pelo Governo Federal, o físico e membro do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e do nosso comitê, Professor Paulo Artaxo, explicou sobre a situação climática atual do Brasil e os desafios e impactos do contínuo aumento da temperatura, e elencou uma série de recomendações emergenciais para o enfrentamento das mudanças climáticas no país.
De acordo com o Professor Paulo Artaxo, com as emissões atuais, é impossível limitar o aquecimento em 2ºC, pois já estamos indo, ao longo deste século, para uma trajetória de 3 a 3,5ºC. “Com esse cenário, as regiões mais impactadas serão as tropicais, como o Brasil, com graves danos à saúde e aos ecossistemas. Nós vamos extinguir milhares de espécie ao longo deste século e, produzir alimentos para 10 bilhões de pessoas no novo clima, será um grande desafio. Também serão inevitáveis as migrações em massa, provocando o aumento das tensões geopolíticas.
Em sua apresentação, Paulo Artaxo mostra que o Brasil tem vulnerabilidades, mas também tem oportunidades únicas no mundo, como:
“Uma das vulnerabilidades do Brasil está na nossa economia baseada no agronegócio que pode não ser tão viável nos próximos anos. Por isso, precisamos urgente estruturar um futuro com menos dependência do agronegócio. Nós também temos importante geração de eletricidade dependendo do clima com as hidrelétricas, e 8.500 Km das nossas áreas costeiras estão vulneráveis ao aumento do nível do mar. Com este cenário, o Nordeste brasileiro pode ser inviável em algumas décadas, se tornando uma região árida”, esclarece Paulo Artaxo.
Para enfrentar essa crise, o país precisa de medidas emergenciais a curto e médio prazo que ajudem a diminuir o impacto das mudanças climáticas e a preservar os nossos biomas. Entre essas medidas, Paulo Artaxo destaca:
No dia 16 estiveram presentes o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, 11 ministros e representantes do Ibama e ICMBio. Já em 17 de setembro, a apresentação foi para a Presidência da República e os Presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Após, o Presidente Lula anunciou um pacote de medidas para lidar com as queimadas.
Conheça a apresentação do Professor Paulo Artaxo feita aos Três Poderes. Clique aqui ou na imagem!