Na sessão “Pergunte a um Pesquisador”, na página do Programa Mudanças Climáticas da plataforma do Nexo Políticas Públicas, você encontra o depoimento do Professor Luiz Augusto T. Machado, pesquisador aposentado do Inpe e visitante da USP e Instituto Max Planck, sobre as atuais pesquisas que mostram como proteger a floresta Amazônica.
“Como proteger a floresta Amazônica é uma pergunta bastante difícil, pois existem diversos aspectos que podem ser formas de como protege-la, mas no meu papel como pesquisador, entendo que a forma de proteger a floresta é adquirindo conhecimento, de forma a tornar evidente a importância da floresta amazônica no contexto do clima, da produção nacional e do bem-estar da população.
Acho que transformar esse ganho científico em informações do cotidiano ou informações para o planejamento ou ainda para se criar um modelo de desenvolvimento são fundamentais nesses estudos que, de certa forma, ajudam a proteger, tanto a Amazônia como uma entidade única, como uma população, a floresta e todos os participantes desse contexto.
Partindo do princípio mais básico que eu vejo, é a chuva no Brasil, a produtividade. O Brasil é um país que tem uma enorme produtividade agrícola devido à distribuição de chuva e os nossos estudos mostram que a floresta amazônica é fundamental nesse regime de chuva do resto do Brasil.
Tem aspectos também bem mais complexos como, qual o papel da floresta Amazônica na exportação da biodiversidade?”
Assista ao vÍdeo. Clique aqui ou abaixo!
Confira nossos os outros materiais do Programa produzidos para o Nexo aqui!