Intensas ondas calor como as que estamos vivenciando neste mês de março, mês em que é lembrada a necessidade da conscientização das mudanças climáticas, e eventos extremos com alagamentos ou secas prolongadas mostram que os efeitos das mudanças climáticas no nosso dia a dia é uma realidade, mas será que já é tarde para fazer alguma coisa? Será que ainda dá tempo de reverter a situação?
Infelizmente o que tem sido feito mundialmente para minimizar os efeitos das mudanças climáticas ainda é pouco.
“Há mais de 50 anos, a Ciência alertou os governos e a sociedade dos riscos que a mudança climática teria para o nosso planeta. Agora, a Ciência busca métodos para sairmos da encrenca que estamos com a bagunça no clima. A Ciência nunca foi tão importante para ajudar a humanidade.” (Paulo Artaxo)
“É muito importante a gente entender não só o que está acontecendo de mudanças climáticas, mas que tipo de mudança de clima está ocorrendo. Por isso que a gente usa “Mudanças e Clima”. Não usa aquecimento global porque usar aquecimento global leva as pessoas a pensarem que é porque está esquentando e não é assim. O clima está esquentando a atmosfera, mas o clima muda dependendo de cada região. Então, entender o que está acontecendo, mas qual é o efeito desse clima na BIOTA é essencial. E nós somos parte da BIOTA! (Patrícia Morellato)
Portanto, além de observar os fatos que aí estão, é preciso informação, conhecimento, para conscientizar populações, sociedades, e a ciência é a grande aliada nessa árdua tarefa.