Nexus Urbano de Alimentos, Água e Energia: Projetos Belmont Forum

Belmont Forum Collaborative Research Action 2016 - Iniciativa Global de Urbanização Sustentável

Acontece, nesta segunda-feira, 17 de abril, a partir das 10h, o webinário de apresentação dos resultados dos projetos contemplados na chamada Belmont Forum Collaborative Research Action 2016 – Iniciativa Global de Urbanização Sustentável “Nexus Alimento-Água-Energia (nexo SUGI-FEW)”.

Serão aparentados os cinco projetos financiados pela FAPESP apoiados por agências de financiamento.

As pesquisas abordam temas nos setores de alimentos, água e energia com foco em Conhecimento, Indicadores e Avaliações Robustas; Governança Multinível e Gestão do Nexo Alimentos-Água-Energia e Gerenciando estratégias e soluções potenciais para lidar com riscos e compensações emergentes na interseção da Urbanização Sustentável e do FWE Nexus.

De acordo com o Professor José A. Puppim de Oliveira, FGV EAESP, pesquisador principal de um dos projetos, essa chamada foi de grande importância por trazer à discussão temas para a área urbana que tradicionalmente são mais discutidos no âmbito da área rural, como água, energia e alimentos, já que a demanda e o consumo desses três elementos estão intrinsicamente ligados às mudanças climáticas com forte impacto nas emissões dos gases de efeito estufa.

Com essa chamada, o Belmont Forum e a Joint Programming Initiative Urban Europe buscam, coletivamente, reunir equipes integradas de cientistas naturais, engenheiros, cientistas sociais, empresas e partes interessadas urbanas para desenvolver projetos que exijam pesquisa e inovação colaborativa, internacional, inter e transdisciplinar.

“Foram cinco projetos no Brasil e, nesse processo, houve uma grande interação entre os projetos e um aprendizado muito bom, a gente manteve um espírito de cooperação e isso é importante porque a soma dos cinco projetos traz um resultado maior do que se fossem desenvolvidos individualmente, e esse foi um dos grande pontos importantes nessa chamada: as interações e colaborações entre os projetos.”, esclarece Puppim.

Ainda de acordo com o Professor, outro ponto positivo da chamada foi propiciar questões futuras de colaboração entre a FAPESP com o Belmont, inclusive com novas chamadas.

As pesquisas englobam os setores de alimentos, água e energia com uma abordagem integrada nos temas listados abaixo:

      1. Conhecimento, Indicadores e Avaliações Robustas;
      2. Governança Multinível e Gestão do Nexo Alimentos-Água-Energia;
      3. Gerenciando estratégias e soluções potenciais para lidar com riscos e compensações emergentes na interseção da Urbanização Sustentável e do FWE Nexus.

 

A chamada foi lançada em 2016 e as pesquisas iniciadas em 2018.

O evento será transmitido pelo ZOOM e disponibilizado no canal do YouTube da Agência FAPESP. Para participar, inscreva-se: clique aqui!

Mais sobre a chamada e os projetos em: www.fapesp.br/en/10682 e www.sugi-nexus.org

Conheça os Projetos FAPESP

1)“Intelligent Urban Metabolic Systems for Green Cities of Tomorrow: an FWE Nexus-based Approach“ (METABOLIC)

Pesquisador Principal: José Vicente Caixeta Filho, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), USP, Brazil

 

2) “Smart Integrated Multitrophic City Food Production Systems – A Water and Energy Saving Approach for Global Urbanisation“ (CITYFOOD)

Pesquisadora Principal: Maria Célia Portella, Centro de Aquicultura de Jaboticabal, UNESP, Brazil

3)“Waste Food-Energy-Water Urban Living Lab – Mapping and Reducing Waste in the Food-Energy-Water Nexus“ (WASTE FEW ULL)

Pesquisadora Principal: Maria Ester Soares Dal PozFaculdade de Ciências Aplicadas, UNICAMP, Brazil

 

4)“Globally and LOCally-sustainable food-water-energy innovation in Urban Living Labs” (GLOCULL)

Pesquisadora Principal: Gabriela Marques di Giulio, Faculdade de Saúde Pública / USP

 

5)“Understanding Innovative Initiatives for Governing Food, Water and Energy Nexus in Cities_IFWEN” (IFWEN)

Pesquisador Principal: José A. Puppim de Oliveira, FGV EAESP

Conheça os 15 projetos da iniciativa SUGI: https://jpi-urbaneurope.eu/news/the-15-projects-that-will-take-on-the-food-water-energy-nexus/

Post a Comment