O Roubo Intergeracional e as Crises Ambientais

O Grande Roubo Intergeracional: Um Chamado para uma Ação Concertada Contra as Crises Ambientais

A urgência de enfrentar as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade exige que todos participem. E, no entanto, a geração da Cúpula da Terra falhou em produzir os líderes e mostrar a determinação de ações adequadas para proteger o bem-estar das gerações vindouras. Atrasar ações sérias para reduzir as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade reduziu as opções e aumentou os riscos, a urgência e os custos da ação.

Neste editorial (The Great Intergenerational Robbery: A Call for Concerted Action Against Environmental Crises), publicado pela Annual Review of Environment and Resources, que conta com a coautoria do Professor Gilberto Jannuzzi, integrante do Comitê do Programa Mudanças Climáticas FAPESP, os pesquisadores fazem uma reflexão sobre o que chamam de “roubo intergeracional”, ou seja, o enriquecimento da nossa geração, muitas vezes à custa das gerações futuras.

De acordo com os autores a “pesquisa continua sendo importante, mas claramente tem sido insuficiente por si só para estimular ações efetivas e mudanças transformadoras.”

“Apelamos a cada um de vocês para avaliar suas próprias habilidades e oportunidades e determinar o que você pode fazer pessoal, profissional e coletivamente…A juventude de hoje logo se encontrará em nosso lugar, responsável pela próxima geração depois de si. Nosso objetivo deve ser garantir que cada geração dê para a próxima, em vez de roubar seu futuro. E para isso, todos nós precisamos urgentemente trabalhar juntos de novas maneiras.”

Leia o editorial completo em https://www.annualreviews.org/doi/10.1146/annurev-environ-061322-013248

Revisão Anual de Meio Ambiente e Recursos

Vol. 47:1-4 (data de publicação do volume em outubro de 2022)

Post a Comment