Programa Mudanças Climáticas lança chamada para projetos sobre transição energética

Aporte da FAPESP é de R$ 10 milhões  e  a data limite para submissão das propostas é janeiro/2023

Texto: Cristiane Bergamini

A

O Programa Mudanças Climáticas FAPESP lançou uma chamada para projetos em “Aceleração da Transição Energética no Estado de São Paulo e no Brasil” com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 7 – Energia limpa e acessível 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e abordagens nos ODS 1 – Erradicação da pobreza, 5 – Igualdade de gênero, 10 – Redução das desigualdades e 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

De acordo com o Professor Gilberto Jannuzzi, membro do Comitê Mudanças Climáticas da FAPESP e idealizador da chamada, o tema foi motivado pelos compromissos do Estado de São Paulo em atingir a neutralidade de carbono em 2050, o Race to Zero, com o desenvolvimento de planos de adaptação à mudança do clima, como o Plano de Ação Climática para, assim, oferecer a contribuição do estado para quer o país atinja os compromissos relacionados ao Acordo de Paris.

Esse projeto busca maneiras o mais interdisciplinar possível para que o estado aborde não só as questões de tecnologias de suprimento de energia, mas também as tecnologias de demanda e vários outros assuntos que estão relacionados a inovação tecnológica, inovação institucional e regulatória, ao desenvolvimento de mecanismos de financiamento e mercado para promoção dessas soluções de baixo carbono”, esclarece o Professor Gilberto Jannuzzi.

A chamada tem o objetivo ainda de estimular a comunidade acadêmica do Estado de São Paulo a se mobilizar em torno do tema de transição energética para uma economia de baixo carbono. De acordo com o Professor, é preciso considerar aspectos que busquem incentivos e que as soluções preservem preocupações, façam considerações explicitas de inclusão social e equidade de gênero, além de questões de ligadas à conservação da biodiversidade. “Espera-se que as propostas também tragam avanços no âmbito da regulação e colaboração ou reflexões que auxiliem políticas públicas para fomentar essas transformações no mercado de energia”, acrescenta Jannuzzi.

O aporte da FAPESP é de R$ 10 milhões e podem ser inscritos projetos nas modalidades Auxílio à Pesquisa Projeto Temático, Jovem Pesquisador, Regular e PITE – Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica

A data limite para submissão das propostas é janeiro/2023 e a publicação dos resultados junho/2023.

Para apresentação do edital, esclarecimentos sobre a chamada e a potencial contribuição da FAPESP, o Programa Mudanças Climáticas está organizando um evento on-line com especialistas no dia 30 de agosto, a partir das 14h. Entre os convidados estão, além do Professor Gilberto Jannuzzi, o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Barral e o Professor Gerd Sparovek, do Programa Pesquisa em Políticas Públicas FAPESP.

Para participar é necessário fazer inscrição.

 

Dados do evento:

Lançamento do Edital “Aceleração da Transição Energética no Estado de São Paulo e no Brasil”

Data do evento: 30 de agosto de 2022 (terça-feira)

Horário: 14h às 15h30

Local: plataforma Zoom

Inscrições: https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_2IN_Vf20Tb6u2c9YSsaJBA

Chamada: https://fapesp.br/15605/chamada-de-propostas-pfpmcg-2022

 

Programação Preliminar:

14h: Abertura – Professor Luiz Eugênio Mello – Diretor Científico FAPESP

14h10: Thiago Barral – Empresa de Pesquisa Energética (vídeo)

14h30:  Gerd Sparovek – Programa Pesquisa em Políticas Públicas FAPESP

14h40: Gilberto Jannuzzi – Programa Mudanças Climáticas FAPESP

15h: Esclarecimento de dúvidas

15h30: Encerramento

Moderação: Professor Paulo Artaxo – Programa Mudanças Climáticas FAPESP

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são:

 

Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

Post a Comment