Reduzir as emissões de gases de efeito estufa pelo uso da terra é essencial para atingir as metas climáticas

Texto: Elton Alisson | Agência FAPESP

A redução nos próximos oito anos das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor de agricultura, florestas e outros usos da terra no Brasil e demais países da América Latina e do Caribe é essencial para atingir a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 ºC até 2030.

Essa ação pode contribuir não só para adaptação às mudanças do clima como também gerar uma série de outras vantagens. Entre elas, a de beneficiar a biodiversidade e os ecossistemas, garantir a subsistência e aumentar a segurança alimentar e hídrica.

A avaliação foi feita por pesquisadores participantes de um webinário realizado pelo Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) no dia 6 de abril. O objetivo do evento foi analisar as implicações para o Brasil e o planeta dos apontamentos do novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), sobre mitigação das mudanças climáticas, lançado em 4 de abril.

O relatório indica que, a menos que ocorram reduções imediatas e profundas das emissões de GEE em todos os setores e regiões do planeta, a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 ºC até 2030, estipulada no Acordo de Paris, em 2015, está fora de alcance.

“O relatório aponta que precisamos reduzir as emissões em 50% até 2030 e tornar o planeta neutro em carbono antes de 2050. Para isso vamos precisar construir uma nova sociedade, mais sustentável e com muito mais igualdade econômica e social”, disse Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP e membro da coordenação do PFPMCG.

Os próximos três anos serão críticos para atingir essas metas, avaliaram os cientistas. O pico das emissões de GEE terá de ser atingido até 2025 e, a partir dessa data, decrescer progressivamente de modo que, até 2030, seja equivalente à metade dos níveis registrados em 2019. Os resultados dos inventários de emissões globais de GEE dos últimos anos mostram, contudo, que essa tarefa não será trivial.

O evento pode ser assistido na íntegra pelo nosso canal: 

https://www.youtube.com/c/MudançasClimáticasFAPESP

Leia matéria completa no site da AGÊNCIA FAPESP => CLIQUE AQUI!

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são:

 

Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

Post a Comment