Programa Mudanças Climáticas FAPESP já contemplou mais de 740 projetos e destinou mais de R$ 100 milhões para pesquisas
0 comments
Governança ambiental, variabilidade climática na Macrometrópole Paulista e temas dos ODS integram a pesquisa
O Programa Mudanças Climáticas da FAPESP apoia projetos de pesquisa em modalidades regulares de financiamento da FAPESP. Da sua criação, em 2008, a 2018 foram destinados recursos na ordem de R$ 100 milhões para estimular a pesquisa sobre o tema, articulando as variáveis resultantes da atividade humana com as de causas naturais.
No total, já foram contemplados mais de 740 projetos nas mais diversas áreas relacionadas ao tema mudanças climáticas, como:
a) Consequências das mudanças climáticas globais no funcionamento dos ecossistemas, com ênfase em biodiversidade e nos ciclos de água, carbono e nitrogênio.
b) Balanço de radiação na atmosfera, aerossóis, gases-traço e mudanças dos usos da terra.
c) Mudanças climáticas globais e agricultura e pecuária.
d) Energia e gases de efeito estufa: emissões e mitigação.
e) Mudanças climáticas e efeitos na saúde humana.
f) Dimensões humanas das mudanças climáticas globais: impactos, vulnerabilidades e respostas econômicas e sociais, incluindo adaptação às mudanças climáticas.
Propostas de pesquisa em outras áreas, no entanto, podem ser apresentadas, desde que estejam diretamente relacionadas ao tema das Mudanças Climáticas e devidamente justificadas em sua conexão com o Programa e seus objetivos. Este ano, o Programa lança o seu Plano Estratégico 2020-2030, um conjunto de ações em temas estratégicos de mitigação das emissões e adaptações às mudanças climáticas globais para os próximos dez anos.
A adesão ao Programa pode acontecer no momento da submissão de novas propostas por sistema próprio da FAPESP, o SAGe, em fluxo contínuo (a qualquer momento) ou através de Chamadas de Propostas que são lançadas periodicamente pelo Programa e anunciadas no portal da FAPESP. Pesquisadores que tenham propostas em andamento e que se identifiquem com o Programa também podem pedir adesão ao Programa, submetendo no SAGe uma “Solicitação de Mudança – Adesão a Programa FAPESP”. Atualmente, o Programa contempla 31 projetos em andamento. Conheça a relação dos projetos ativos e os concluídos recentemente AQUI!
Acompanhe as novidades sobre o Programa aqui na nossa página ou nas nossas redes sociais.
https://www.facebook.com/mcfapesp/
https://www.instagram.com/mudancasclimaticasfapesp/
#mudançasclimáticasfapesp
#projetosfapesp
O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.
A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.
Os temas que compõem o Plano são:
Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).