Webinário Política Energética e Socioeconomia já está disponível

Primeiro da série de webinários relembra a criação do Programa Mudanças Climáticas FAPESP e aponta ações prioritárias na área de Energia

Já está disponível o primeiro webinário da série sobre o Plano Estratégico Mudanças Climáticas FAPESP 2020-2030, que aconteceu nessa terça-feira, 1 de setembro, pela plataforma da Agência FAPESP, no seu canal, no YouTube.

O evento teve a participação do Presidente da FAPESP, Professor Marco Antonio Zago e do Diretor Científico, Professor Luiz Eugênio Mello, que relembraram a criação do Programa de Mudanças Climáticas, há 12 anos, e sua importância para as pesquisas no Estado de São Paulo e no Brasil.

 

O Coordenador do Programa de Mudanças Climáticas, Professor Paulo Artaxo, fez uma breve explanação de como se deu a elaboração do Plano, que trata de temas estratégicos e ações em pesquisas para a mitigação das mudanças climáticas; e também o que se espera com os debates da série de eventos que acontece até novembro.

 

Com a moderação do Professor e membro do Comitê de Mudanças Climáticas, Professor Gilberto De Martino Jannuzzi, foram abordadas questões como os principais desafios da bioenergia e eficiência energética considerando uma estratégia de transição para uma economia de baixo carbono; o papel das fontes renováveis e a utilização das reservas de petróleo e gás no sistema energético brasileiro, entre muitas outras.

 

O próximo tema será Mudanças de Uso do Solo e Agropecuária, no dia 15 de setembro, com a moderação do Professor Jean Ometto.

Sobre o Plano Estratégico 2020-2030

 

O Plano Estratégico é uma agenda científica para os próximos 10 anos voltada a entender os processos associados à mudança do clima e avaliar as suas causas e os seus impactos, fornecendo subsídios científicos para encontrar soluções e apoiar políticas públicas baseadas em evidências científicas e gerar conhecimento.

 

A elaboração dessa agenda contou com a participação de cientistas e especialistas em cada uma das áreas contempladas e estará em discussão nos eventos para identificar necessidades de adequações e sugestões para sua implementação.

 

Os temas que compõem o Plano são:

 

Política Energética e Socioeconomia, realizado em 1 de setembro e disponível aquI,
Mudanças de Uso de Solo e Agropecuária, realizado em 15 de setembro e disponível aqui,
Biodiversidade e Ecossistemas, realizando em 29 de setembro e disponível aqui,
Modelagem Climática e Ambiental (13 de outubro);
Urbanização e Mudanças Climáticas (27 de outubro);
Saúde e Mudanças Climáticas (10 de novembro);
Dimensões Sociais e Econômicas (24 de novembro).

Post a Comment